Quarto & Sala

<






>

Estudio Manus

Fotos: Maíra Acayaba

Texto: Gabriel Valdivieso

Nosso olhar é pessoal e intransferível. Cada pessoa, cada quem e cada qual vê ruas, faixas de pedestre, pombos e motos de uma maneira diferente. Há a possibilidade de se ver dureza e aspereza em avenida soterrada de São Paulo, ou há a possibilidade de se ver brilho e luz nos brechós da São João. Daniela Scorza e Caio de Medeiros são o Estúdio Manus, e têm, juntos, um milhão de olhos atentos produzindo e garimpando design em São Paulo e no mundo.

O Estúdio propriamente dito fica na ainda pacata Rua Girassol, no ainda pacato bairro da Vila Madalena. Dentro, o tempo tem seu tempo. O trabalho da dupla de arquitetos / designers é específico e nos mostra que fazer design não é só linha de produção, tecnologia, feiras e tendências. Fazer design é olhar ao redor, é ter, é lembrar, é ser, é guardar. Dani & Caio exercitam o mais eficaz dos propósitos do design: dar novo contexto ao que se tem. Mmmmm? Papo cabeça? Não! É! É assim: nova leitura / uso à madeira do barraco faz da madeira do barraco madeira nobre. E os dois o sabem. Garimpam, pinçam, selecionam e destacam. São imagens do Padre Cícero, caracóis de louça amarela, fantoches e uma infinidade de memórias do mundo que ganham o destaque e o carinho que faz não somente design, como também arte.

Este mesmo olhar Manus conduz a parte manufaturada da coisa. A matéria base é a porcelana. Alva e poética, se desdobra em asas e bules. Pingüins e Budas. Toques de dourado enobrecem a simplicidade do branco. E o vermelho em peças de mobiliário grita por contraste. Pois o mobiliário é a cereja do bolo Manus. A exposição de tudo e todos no Estúdio é elaborada e pensada pelos dois. Os móveis onde repousam os objetos são desenhados e especificados atentamente, cheios de pensamento.

Difícil explicar este universo. Em palavras parece mais rebuscado do que é. É na realidade despretensioso, e conseqüentemente convidativo e gentil. Quer-se ficar no Estúdio. Quer-se ter peças do Manus. Ainda mais quando a luz das tardes de verão acalenta o imóvel em questão. O Quarto & Sala, na sincera impossibilidade de se expressar fielmente diante da delícia de tarde que passou lá, convida a todos a conhecer este trabalho e estas idéias…

Estúdio Manus

Rua Girassol 310

Fone.: 3032 0679

www.estudiomanus.blogspot.com


NEWSLETTER

CADASTRE SEU EMAIL PARA RECEBER AS ATUALIZAÇÕES DO QUARTO&SALA

QUARTO & SALA
Todos os direitos reservados
® Copyrights 2009
Made with Cherry Flavour