Quarto & Sala

<




>

MEET JOE FRANCO

Fotos: Gabriel Valdivieso

Texto: Gabriel Valdivieso

Joe Franco parece ter saído de um filme. E sua casa/escritório condiz com seu personagem. No meinho de Santa Cecília, Joe comanda a Townhouse de maneira eclética e atemporal. A casa construída por ingleses em meados de 1890 mantém sua principais características arquitetônicas graças ao cuidado dele e daqueles de sorte que lá já se instalaram. Tipicamente inglesa, remete à tradição da casa urbana, uma opção à casa da fazenda comum outrora. Uma coisa Barão do Café Europeu, tipo assim.

A Townhouse é um antiquário, uma casa, um laboratório. Se quiser conhecer, basta marcar um café. Coisas do design, que permite comércio e residência convivendo debaixo do mesmo teto. Residência porque o clima de lá é esse. Salas, escritório, cozinha, pátio: as ambientações são basicamente as que se fariam em uma residência mesmo. A combinação de peças de estilo indica o provável clima da virada do século passado. As paredes falam de São Paulo antigo, quando o drama decorativo consistia em combinar inglês com português. Chippendale, Dom José, Dom Manoel…coisa de peso, pra escolados. Fora do circuíto retrô contemporâneo da decoração, Joe navega por seu nicho com o peso e a estabilidade de uma casa urbana.

Apesar de toda a imponência e sisudez, o clima do lugar é agradável. A luz que incide pelas janelas de 2,60 metros de altura desenha as paredes repletas de pinturas a óleo. As folhas de Ficus caídas no quintal dão sensação de paz. As flores de plástico colorem tudo, cumprindo seu papel no mundo.

Tudo isso, todo este acúmulo histórico, toda essa composição cenográfica é aberta ao público (e convidativa!). Mini-obrigação atentar a improváveis armários de madeira escura e às coleções de potes boticários de lá. E toda a simpatia, curiosidade e vivacidade de Joe Franco está pertinho, bem aqui, ó: joefranco@terra.com.br


NEWSLETTER

CADASTRE SEU EMAIL PARA RECEBER AS ATUALIZAÇÕES DO QUARTO&SALA

QUARTO & SALA
Todos os direitos reservados
® Copyrights 2009
Made with Cherry Flavour