Quarto & Sala

<




>

# 1 (subvertendo a) URCA

Fotos: Gabriel Valdivieso

Texto: Gabriel Valdivieso

o bairro da urca (URbanização CArioca) é pacato e tradicional. reserva para suas alamedas e moradores o bem estar à beira da baía da guanabara e ao pé do morro. resiste, bravamente, quase que violentamente, aos ímpetos modernos da cidade mais cosmopolita que o brasil não se permite ter. é agradável até dizer chega. sua água reluz ouro. seu vento canta o marulho. as casas são de pescadores germânicos, hispânicos, brasucas, de outros mundos. até o nosso rei, roberto carlos, mora por lá. difícil explicar, viu?

dando uma banda pela primeira rua do rio de janeiro, um muro de pássaros gritou por atenção. casa de artista plástico. a casa ao lado, de antiga proprietária famosa (a.k.a carmen miranda), fica pequena diante do muro cor de carne de criatividade pulsante.

a casa benet domingo cultua o trabalho e o talento deste artista e cenográfo do século passado, cujo trabalho se funde na história da cidade e do bairro, do carnaval e da música.  imigrante espanhol, plantou alí sua família, que de maneira resistente e moderna, vive de maneira alegre e exultante, como que em oásis de inventividade, no meio da restrição dos privilegiados.

matina, pilar e conchita são a vida do chalé. conchita, a matriarca, canta para os paus d’água e demais plantas do rico jardim. pilar, de sorriso acolhedor e olhar pacífico, cultua às manhãs a deusa pão de açúcar e colhe no caminho paus e madeira que transforma em arte. e matina, infelizmente ausente no dia das fotos, recebe visitantes e curiosos com o carinho que sua família vêm lhe ensinando.

tudo é inusitado. pequena nave espacial.

abre-se aqui então o especial de casas cariocas, caricatas ou não, cheias de vida e de graça, cheias de gente e de amigos, cheias de luz e de sol, cheias de vida e amor!

rio de janeiro, gosto de você!


NEWSLETTER

CADASTRE SEU EMAIL PARA RECEBER AS ATUALIZAÇÕES DO QUARTO&SALA

QUARTO & SALA
Todos os direitos reservados
® Copyrights 2009
Made with Cherry Flavour