Quarto & Sala

<



>

cisco vasques

Fotos: Gabriel Valdivieso

Texto: Gabriel Valdivieso

por sobre o viaduto de santa efigênia, por sobre o vale do anhangabaú. numa cúpula, numa cúpula, ele mora. antiga morada temporária dum desses fazendeiros de são paulo, antiga garçonière dum desses fazendeiros de são paulo. daí, veio o tempo. martinelli já não é mais martinelli. e trouxe consigo suas ações, as ações do tempo: ressuscitar uma cúpula, dar nova e vibrante vida a uma cúpula!

cisco vasques é gaúcho e já mora em são paulo há alguns anos. diretor de arte e fotógrafo. músico e maquiador. cisco diz que  ”trabalhar com arte é um mundo focado em viver livremente ao invés de viver o que você pode”… trabalhar com arte é escolher para sua vida uma casa sem quatro cantos; uma vista mais simbólica do que a de um ibirapuera. é criar para o seu cotidiano repertório sui generis e inovador.

são paulo, agora, já cresce para seu centro. até o universo já entendeu que seu crescimento se torna exaustivo enquanto acontece de maneira periférica. até o infinito já se deu conta do valor histórico que cada rincão da são bento tem, cada janela da tabatinguera tem. no entanto, ainda, sim, são poucos os bravos que fazem disso (sua maravilhosa) rotina e realidade. cisco é um deles.

a cúpula é a cobertura de um belo e antiquíssimo prédio alí na brigadeiro tobias. tem dois andares. no primeiro, vence-se uma galeria (banheiro de um lado e cozinha d´outro) para se chegar à grande sala de altas janelas. alí, tudo à mão: piano, bateria, iMac, chesterfield…e à vista: são paulo aos pés. uma escada redonda em madeira polida leva ao quarto, igualmente redondo. colchão no chão, mais um instrumento musical, uma cartola. é preciso cuidado e atenção para não se deixar levar pela fantasia, pelo clima. é possível ouvir sinos de uma igreja, o bater de asas…é preciso cuidado: estes ruídos não existem nem existiram durante toda minha presença em casa de cisco.

difícil explicar, já havia dito uma amiga em comum. soube de outros casos de moradores das cúpulas do centro. conheço alguns bons (muitos) cantos de lá. mas este, do cara, é especial. impregnado por sua expressão e talento, a casa do cisco é atípica e atemporal, dessas que tombam o queixo e nos fazem pensar no velho & novo, e sonhar. sonhar com menos pretensão a la neo-clássico, com mais pé no chão a la galeria do rock!


NEWSLETTER

CADASTRE SEU EMAIL PARA RECEBER AS ATUALIZAÇÕES DO QUARTO&SALA

QUARTO & SALA
Todos os direitos reservados
® Copyrights 2009
Made with Cherry Flavour